Um C.E.O. com Humildade e coragem?


NO THE TIMES OF INDIA, jornal online, leio sobre Satya Nadella, novo CEO da Microsoft, empresa que meus amigos (e eventuais leitores) sabem que eu abomino.

EU fico me perguntando: como não gostar desse sujeito chamado Satya Nadella, apesar de desgostar da companhia que ele dirige? 

Primeiro pela humildade; competência e dedicação que o novo CEO sempre dedicou aos estudos. Depois, por razões outras que, citando outra fonte indiana, talvez, tornem-se claras para você, prezado leitor:
a humildade é a chave para se tornar um líder respeitável, porque isto significa que você é receptivo a ouvir e aprender com todos para crescer profissionalmente” – afirma Govind Iyer, da Egon Zehnder India.

Mais ainda porque Nadella chegou ao posto e demitiu o idiota consumado, que atende pelo nome de Mark Penn (o cara responsável pela campanha publicitária intitulada “Scroogled”), que manchava a biografia da já odiada M$ por ser ironicamente difamatória da concorrente Google. Scroogled foi a malfadada campanha de baixo padrão e apelativa, apoiada pelo ex-CEO Steve Balmer e imediatamente cortada por Nadella.

Saibam quem é o novo CEO do que os analistas estão chamando de Nova Microsoft. Um pouco da história de Nadella, na tradução livre deste blogueiro, usando o The Times of India como fonte.

“É uma excelente momento para o Manipal Instituto de Tecnologia subir no ranking das escolas de ponta…Manipal Institute_India

e, de agora em diante, passar a ser visto lado a lado das mais consagradas instituições de ensino de TI do mundo.

No espaço de 12 semanas, duas das mais famosas marcas de tecnologia do mundo, a Microsoft e a Nokia, nomearam ex-alunos do MIT (não confundir com o MIT americano!) como seus CEOs, respectivamente Nadella e Suri.  É , pois, compreensivel que este campus do litoral indiano esteja pronto para estourar um espumante por seu sucesso.

“Satya Nadella e Suri são fortes testemunhas do fato de que no MIT é acertada a ênfase está no desenvolvimento holístico dos alunos. Duas das maiores empresas da Fortune 500 que estão sendo lideradas por ex-alunos do MIT é de fato um feito digno de nota. Alunos que deixam os portais deste instituto de engenharia são produtos de qualidade. Não é coincidência ou acaso que estes dois MITians atingiram um notável objetivo de sucesso, disse, visivelmente entusiasmdo o professor Vinod V Thomas, diretor, MIT. Suri se formou em 1989, um ano antes do Satya Nadella da Microsoft.

“Lembro-me quando dava aulas para Suri. Ele era um aluno brilhante e sempre parecia entusiasmado”, disse Prabhakar Nayak, HOD, E & C, MIT. Naturalmente, os estudantes estão em êxtase. “O ano de 2014 será talvez o ano mais gratificante com dois MITians (ex-alunos do MIT Indiano), atingindo os zeniths – o ponto mais alto de suas carreiras. Eles criaram um novo objetivo para todos nós”, disse Simantika Mohapatra, um sexto aluno semestre de Eletrônica e Comunicações.

“Eu era companheiro de escola de Suri e ele era um estudante brilhante. Ele era uma pessoa amigável”, disse G Muralidhar Bairy, professor associado do MIT.

BANGALORE:  – “Tornar-se CEO da Microsoft estava muito além dos meus sonhos mais malucos”, disse Nadella numa video-conferência organizada pela gigante de software numa quinta-feira, dois após sua nomeação para o cargo – como indiano, “eu sempre estive mais focado no cricket (esporte nacional) do que em T.I. – brincou um bem-humorado Nadella. Veja o original da frase citada abaixo:

“Having grown up in India, the idea that I would have the opportunity to talk to all of you as CEO of Microsoft was beyond my wildest dreams. Admittedly, my interests at that time were a bit more focused on cricket than on technology,” 

Brincando com os espectadores da video-conferência, Nadella ressalta que é admissível que tendo nascido na India é mais provável que ele estivesse focado em cricket, o jogo mais popular de seu país, do que em tecnologia.

E adicionou logo a seguir:  “É surpreendente, no entanto, pensar nos avanços no campo da tecnologia, nos últimos anos e as oportunidades para desenvolvedores de software na Índia hoje”.
Nadella, que no dia 4 de fevereiro, foi nomeado CEO de uma empresa de US$ 78 bi, falou sobre as enormes oportunidades que surgiram com o chamado cloud computing. Ele crê que a Índia é o primeiro país em termos de cloud e de tecnologias móveis. E mais: que a tecnologi de cloud surge com um grande potencial de mudança do jogo (“game-changer”)  pela capacidade de prover aplicações em smartphones com uma fração dos custos da computação tradicional.

Nós estamos num time de mudança de importância crítica em nossa indústria, vivendo essa experiência e podendo desenvolver para equipamentos móveis e para a nuvem prioritariamente e de forma pioneira.

Mas a vida de Nadella não foi fácil quando resolveu ir para os EUA. Chegando com um curriculum deficiente, do ponto de vista da nova escola, ele foi exigido e para isso fazia mais esforço do que os demais colegas. Um professor afirma que um dia chegou muito cedo ao laboratório da escola e tropeçou com um saco de dormir. Dentro dele, estava o atual CEO da Microsoft, na época um esforçado aluno estrangeiro, tentando dar o máximo de si mesmo para acompanhar seus colegas e superar as “deficiências” que seu CV indiano em Engenharia Elétrica que trazia para a nova escola, em busca de um mestrado em Ciências da Computação, que concluiu na universidade Wisconsin-Milwaukee (UWM) em 1990.

Professores que conheceram melhor Nadella durante seu tempo na Universidade de Wisconsin-Milwaukee (UWM) o consideram um aluno inspirador para os colegas.

“Eu quero na verdade que outros olhem para ele e digam: ‘Se ele conseguiu, eu também vou ser um profissional de sucesso” – diz o professor Hossein Hosseini, da UW-Milwaukee, departamento de Ciências da Computação (CC).

Nadella, segundo outro professor da UW-Milwaukee (dept. de CC), “dedicava muito tempo ao laboratório de computação, eu diria até muito mais tempo do que o normal”. Relembra este professor:
satyanadellamicrosoft_1
“Um dia, eu vi um saco de dormir no chão do laboratório e perguntei o que aquilo estava fazendo ali; então, outros alunos me disseram que Satya Nadella vinha dormindo lá por várias noites, tentando completar sua tese de pesquisa”,
relata o Professor Emeritus K. Vairavan da UW-Milwaukee.

Ao terminar sua graduação na UWM, Nadella começou a trabalhar na Sun Microsystems, em Chicago, em 1992, quando completou também o seu segundo mestrado, na University of Chicago e foi aceito na Microsoft de Seattle, empresa que agora preside. Nadella também recebeu o título dado pela UWM (Dean’s Award) em 2000, bem como o de “Chancellor’s Innovation Award” em 2013.

Saiba mais sobre esta temporada no site da UWM.

Este CEO junta eseu passado de um denodado aluno de Ciências da Computação e de Mestre em duas respeitáveis Academias, à coragem do profissional de hoje, lado-a-lado com a humildade, para entender que a Microsoft é um gigante de software mas uma “nova entrante” no mercado de web, cloud e smartphones.

Ele acredita, como boa parte dos gestores de T.I. que, com mais de 100 milhões de smartphones contra 12 milhões de PC´s, de acordo com as previsões de venda para 2014, as empresas estão aumentado sua confiança no poder do cloud em prover aplicações modernas a equipamentos móveis conectados à Internet. “As empresas exigem aplicações modernas para prover serviços de cloud escaláveis, e ao mesmo tempo integrados com os sistemas existentes através das capacidades do cloud computing híbrido”, afirma Nadella. O mantra do novo CEO parece ser “mobile-first-cloud-first” …

So far, so good…” diz o mercado sobre o desempenho do novo CEO. Até aqui, o novo CEO só recebe palavras de apreço e reconhecimento ao desempenho elogiável e é elogiado pelos acionistas. Acompanhemos os próximos passos, torcendo para que a humildade e a coragem de Nadella crie mesmo uma nova empresa. Até à próxima.

Beto.

++++
Fontes: WSJ online, The Times India online.

Um comentário em “Um C.E.O. com Humildade e coragem?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: