Conselhos de S.Tiago (ii) ou: Provações (ii)


NESTA caminhada, Conselhos de São Tiago (ii)vou lendo mais e refletindo sobre os passos dados e sobre o caminho que hei de tomar…
Os bastões em que me amparo só a mim dizem respeito. As pessoas que me são companheiras de estradas, estas sim, trazem um duplo respeito: há os que me amam e a quem amo, de volta. Há os espectadores, alguns atentos ao próximo tropeço, há os que ficam como que na arquibanca, só comendo pipoca. E há os que esperam assistir ao “enterro da última quimera…” C’est la vie.
Eis a vida, que amamos, vista como num conto ou filme – derivados todos do ato de Viver. Todos juntos, podemos restaurar muitas obras, quando caminhamos juntos. A senda comum é de diálogo, conversas às vezes ásperas e exige decisões. Ortega Y Gasset tem razão:
“Antes de fazer alguma coisa, cada homem tem que decidir, por sua conta e risco, o que ele vai fazer. Porém essa decisão torna-se impossível se o homem não possui algumas convicções sobre o que são as coisas ao seu redor, ou os outros homens, ou ele mesmo. Unicamente tendo em vista tudo isto, ele pode preferir uma ação à outra, pode, em resumo, viver.”
++++
Fontes: Biblia Sagrada, ed. Ave Maria, livro de S.Tiago cap. I:5-12.
Ortega Y Gasset, site oficial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: