Ano da França no Brasil (2009)


Mes chers amis,
Como não pauto este blog pelo noticiário, em geral estou `atrasado´ das manchetes e entre os últimos a saber das últimas.

E assim, para compensar, talvez, pois, assim mesmo, se eu fosse tão animado como o colunista do Estadão, Daniel Piza e soltasse um Vive la France! os amigos não-francófonos diriam que era um exagero. Deixo pois que outros mais guiados pela rotina diária o façam. Eu, de minha parte, faço coro ao sr. Piza.

Há uma enorme programação que pode ser vista nas iniciativas de governo e das entidades francófilas. Há até mesmo um projeto Bernanos – em Barbacena (MG), sobre o qual venho a saber, através de uma amiga recente, que não saiu do papel ainda…

É certo que eu gostaria de fazer muito para que Bernanos fosse lembrado, incensado e que mais pessoas conhecessem seu talento. Mas parece que há pouco tempo para inserir o grande mal-humorado da literatura francesa nessa festa. Se ainda houver tempo, é bom que o façamos… VIVA BERNANOS no ANO da França no Brasil… isso sim é uma espontânea expressão de um apreciador da expressão máxima da literatura católica francesa e que AMOU o Brasil e por muitos foi (e é) amado: Georges Bernanos.

Prometo voltar ao assunto durante o feriado do Carnaval, porque já preparo um post especial sobre “Bernanos no Brasil“.

Por ora, fiquem com esse link da amiga virtual Mirian sobre o Museu Bernanos em Barbacena.

Amitiés,
Beto.

3 comentários em “Ano da França no Brasil (2009)

Adicione o seu

  1. Caro Adalberto,

    Meu nome é Rosângela, estou em contato com a Mìriam e estamos nos empenhando no Projeto de revitalização do Museu Geeorges Bernanos. Fico feliz de saber do seu apoio. Sou esposa do neto de Bernanos, Eduardo Georges Mesquita. Gostariamos que a sua voz se somasse a tantas outras para engrossar o coro que pede a perenização da memória de Bernanos em Barbacena.
    Obrigada,

    Atenciosamente,

    Rosângela

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: