Santo Tomás de Aquino


Viva São Tomás! Que outros dizem Santo Tomás.
E pra comemorar a data, ao fim do dia, uma citação de G.K. Chesterton, frase do Santo que depois de uma vida de genialidade sem paralelo, se viu tomado por uma visão do Desconhecido e disse:

Eu já não posso escrever. Vi coisas que tornam meus escritos inúteisSão Tomás

Dia seguinte, penso em São Tomás e em sua frase diante da Eucaristia (“eu Te recebo suprema Dádiva”), sem achar nenhuma referência na web.
Volto ao meu volume do César Miranda São Tomás e acho o texto admirável de S. Tomás a seu auxiliar e irmão, Reginaldo, sobre a rubrica “Deus é Simples”, porque “a primeira causa motora é necessariamente simples”… ” a primeira causa motora” não pode ser composta”…o fogo, o sol – exemplos similares do que é simples… Deus, totalmente simples!

E eu, na minha estupidez, achando que Tomás pode ser composto. Um homem simples, o `boi mudo´, “o homem mais magnânimo, aquele que é grande e sabe que é pequeno”.  Chesterton diz de Tomás: Ele queria ser frade, não seria abade, não seria monge, apenas frade. Sem destaque ou importância.

S. Tomás nunca deixou que nada abalasse a férrea imobilidade dessa sua decisão da juventude; nem conseguiram fazê-lo desistir de sua grande e crescente ambição de assumir o lugar menos importante“.


Deixe um comentário

Acima ↑

