Raïssa e Jacques Maritain


Os amigos mais próximos sabem a importância de Jacques Maritain em minha caminhada espiritual.

No início de minha vivência na Igreja Católica, tive acesso ao primeiro livro da esposa de Jacques, Mme. Maritain, Raïssa, de quem o meu amigo Fábio Ulanin garimpou para mim o excelente “Grandes Amizades“, em edição da Agir de 1964.

Agora, encontrei este website com informações preciosas em francês sobre ce couple admirable.

Jacques e Raïssa Maritain desempenham o papel de um casal-farol da vida intelectualo e espiritual francesa, na primeira metade do séc. XX.

Neste artigo de 16/10/2003, os autores afirmam que tendo sido alunos de Bergson, afilhados de Léon Bloy, amigos de Ernest Psichari, de Jean Cocteau (em 2003 foi celebrado o quadragésimo aniversário de sua morte), de Charles Péguy e de numerosas outras figuras ilustres, Jacques e Raïssa superaram as aparências de sua época marcada por duas guerras mundiais, pelo positivismo que dominava o ambiente intelectual, para se consagrarem à busca da Verdade.

O testemunho de Jacques e Raïssa Maritain permanece profético até hoje. Para muitos cristãos que sonham com uma piedade dedicada ao trabalho da inteligência, J. e R. ensinam que “é necessário que o Amor proceda da verdade e que o conhecimento frutifique em Amor”. Aos apóstolos impacientes, tentados pelas estratégias de evangelização massiva, eles lembram que cada alma é única e, em seus mistérios, irredutível. Só a amizade espiritual pode reconciliar o chamado da caridade e o da verdade.

Este casal respondeu positivamente à vocação do sacramento do matrimônio de forma muito particular e se transformaram (sem que o brilho de um impusesse sombra sobre o outro) um convite à compartilhar as grandes amizades em seu caminho de santificação da vida.

Aos francófonos, boa leitura.*****************************************

Seule l’amitié spirituelle peut réconcilier l’appel de la charité et celui de la vérité. I`l faut que “L’Amour procède de la vérité et que la connaissance fructifie en Amour“.
(Somente a amizade espiritual pode reconciliar o chamado da caridade com o da verdade.
É preciso que o Amor proceda da verdade e que o conhecimento frutifique em Amor).
Saiba Mais

3 comentários em “Raïssa e Jacques Maritain

Adicione o seu

  1. Fico feliz que haja um comentário desse nível sobre Raissa E Jacques MARITAIN.
    São personagens da história, como esses, que estimulam o nosso desejo de busca da verdade e do sentido mais profundo da existência humana. Obrigada.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: